Tags
Cashemira, Cashmere, Imperatriz Josefina, Jil Sander, mini vestido, paisley, saia justa, Stella Mccartney, verão 2012
Estampa orgânica ” O motivo de paisley originou-se na região da Cashemira, na Índia. É um símbolo de fertilidade baseado no formato de folha de palmeira e conhecido na Índia como kairy (manga) e buta (forma floral). Esse estampado leva o nome do porto escocês de Paisley porque um soldado natural desta região, depois de viajar à Índia, regressou com vários panos desse tipo. Desde 1790 o modelo foi copiado e logo passou a ser imitado em outros lugares da Europa. O uso do paisley em decoração de interiores é atribuido à Imperatriz Josefina, esposa de Napoleão, que possuía trajes, camisolas, colchas e almofadas feitas de xales. Os franceses começaram a copiar essas imagens e modificaram o design original, adicionando curvas à forma básica de cone” (do livro Imagens errantes: ambiguidade, resistência e cultura da moda de Carol Garcia).
Cashmere também é o nome dado a lã fina e macia do pêlos das cabras da região da Cashemira localizada na Índia e no Paquistão.
À esquerda, a estampa aparece com suavidade na saia da marca internacional Jil Sander, coleção Spring 2012. À direita, a forma do cashmere também está no acabamento do mini vestido da marca internacional Stella McCartney, coleção Spring 2012.